Estudo do duplo impacto da atuação da Petrobras entre 2016 e 2022
recuperação da taxa geral de lucro e desproporção interdepartamental
Resumo
Considerando a formulação de Maria da Conceição Tavares de que as crises brasileiras se devem ao recuo da capacidade de difusão dos setores dinâmicos, e o papel histórico da Petrobras no processo de industrialização por substituição de importações através de sua política de compras destinadas ao mercado doméstico, o objetivo deste trabalho é analisar os desdobramentos da crise de 2014-2015 a partir dos efeitos da nova política estabelecida para Petrobras em 2016 pelo governo de Michel Temer e consolidada no governo subsequente de Jair Bolsonaro. A partir de 2016, o comando da empresa passa a se pautar pela diminuição das exigências de compras internas e pela venda de ativos no segmento de refino. O duplo impacto dessas políticas é, de um lado, a recuperação da taxa geral de lucro da economia brasileira e, de outro, a manutenção de uma elevada desproporção entre os departamentos de produção.
Downloads
Referências
Azevedo, R. (2004). Análise dos ciclos da economia brasileira em Formação Econômica do Brasil de Celso Furtado a partir dos esquemas de reprodução de Marx. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, 70, p. 114-137.
Azevedo, R; Moraes, L. S. (2024). Os esquemas de reprodução de Marx enquanto ferramenta econômica: uma análise da economia brasileira entre 2010 e 2021. In: XXIX Encontro Nacional de Economia Política (ENEP), Marabá.
Foley, D. K. (1986). Understanding Capital: Marx’s Economic Theory. Cambridge: Harvard University Press.
Furtado, C. (1969 [2019]). A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
Kliman, A. (2007). Reclaiming Marx’s “Capital”: A Refutation of the Myth of Inconsistency. Lexington Books: Lanham.
Mandarini, M.; Toscano, A. (2020). Planing for conflict. South Atlantic Quarterly, 119(1), p. 11-30.
Marx, K. (1894 [2008b]). O Capital: crítica da economia política. Tradução: Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 4.
Moseley, F. (2017). Money and Totality: A Macro-Monetary Interpretation of Marx’s Logic in Capital and the End of the ‘Transformation Problem’. Leiden: Brill.
Moraes, L. S.; Azevedo, R. (2022). Notas para um estudo marxista dos valores adicionados na economia brasileira contemporânea (2010-2021). Nexos Econômicos, 16(1), p. 163-194.
Mortari, V. S., da Silva, C. G. R. S., Loural, M., & Oliveira, M. A. S. (2021). A Petrobras como agente do desenvolvimento produtivo no Brasil:: importância e esvaziamento. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, p.143-176.
Ribeiro, C. G.; Novaes, H. T. (2016). Petrobras 60 años: avances y retrocesos en el desarrollismo brasileño. América Latina Hoy, 72, p. 41-58.
Tavares, M. da C. (1972 [1975]). Da substituição de importações ao capitalismo financeiro: ensaios sobre Economia Brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Copyright (c) 2025 Raquel Azevedo, Leonardo Segura Moraes, Francinne Santos Willon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
